A arcada dentária muda com o tempo?
agosto 13, 2025Ácido Hialurônico: A Revolução da Beleza
agosto 13, 2025As primeiras lesões começam na parte externa do dente, no esmalte. Nesse estágio inicial, não existe dor e pode ser revertida apenas com uma boa higienização.
Agora, em estágios mais avançados, os seguintes sintomas podem ser observados:
Dor ou sensibilidade
A cárie pode causar dor ou sensibilidade nos dentes afetados, ocorrendo ao comer ou beber alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
Manchas visíveis
À medida que a cárie progride, é possível observar manchas escuras, brancas ou amarronzadas nos dentes afetados.
Furos ou cavidades
Conforme a cárie avança, pequenos furos ou cavidades podem se formar nos dentes afetados. Essas cavidades podem ser visíveis ou detectadas por meio de exames odontológicos, como radiografias.
Como um dentista pode me ajudar nesses casos?
Consultar um dentista regularmente, mesmo na ausência de sintomas aparentes, é uma parte importante da prevenção e do cuidado adequado da cárie.
Confira e saiba mais sobre a odontologia estética
Benefícios de uma vida sem cárie
“Ter uma vida sem cárie traz muitos benefícios para a nossa saúde bucal e para o nosso bem-estar geral. Quando cuidamos bem dos nossos dentes e evitamos as cáries, várias coisas boas acontecem!
Entenda o que é diastema e se devo me preocupar
Primeiramente, a ausência de cáries nos dentes nos permite sorrir sem preocupações. Isso não apenas melhora a nossa autoconfiança, mas também contribui para a nossa interação social, já que um sorriso bonito pode fazer toda a diferença em como nos sentimos e como os outros nos veem.
Além disso, uma vida sem cáries significa menos visitas ao dentista para tratamentos dolorosos. Isso poupa tempo, dinheiro e evita desconfortos. Afinal, quem gosta de sentir dor nos dentes, não é mesmo?
Como saber se é cárie ou mancha
É comum surgir a dúvida entre como saber se é cárie ou mancha, especialmente quando notamos alguma alteração na cor dos dentes.
Embora ambas possam parecer semelhantes à primeira vista, existem diferenças importantes entre elas, tanto na aparência quanto na gravidade do problema.
As manchas nos dentes geralmente são superficiais e causadas por fatores externos, como consumo excessivo de café, vinho tinto, cigarro ou até mesmo o uso prolongado de certos medicamentos.
Elas costumam ter uma coloração mais uniforme, podendo ser brancas, marrons ou amareladas, e não costumam causar dor.
Já a cárie é uma lesão causada pela ação de bactérias que se acumulam na superfície dental, especialmente quando há má higiene bucal.
Com o tempo, essas bactérias corroem o esmalte e formam cavidades. Um sinal clássico de cárie é a presença de um pontinho escuro que pode evoluir para uma cavidade visível.
Diferente das manchas, a cárie pode causar sensibilidade, dor ao mastigar ou desconforto ao consumir alimentos doces e bebidas geladas.
Se você quer saber como identificar cárie no dente de forma segura, é fundamental observar sintomas como sensibilidade persistente, presença de furos ou dor localizada. Em casos de dúvida, a melhor decisão é sempre procurar um dentista.
Agora que você já sabe como saber se tenho cárie ou apenas uma mancha, lembre-se que o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Quanto antes o problema for identificado, mais simples e eficaz será o tratamento.
Confira também: Implante dentário | Reabilitação oral | Preço da lente de contato dental | Centro de reabilitação oral